26.3.03

O substituto


Misteriosamente, Marcelo não apareceu na pelada de terça-feira. Logo o Marcelo que era o mais fominha de bola de toda turma, que fez questão de confirmar sua presença na segunda à noite e que não faltava por nada uma partida de futebol, não apareceu naquele dia. Marcelo era um sujeito querido pelo grupo, tinha muitos amigos, mas...Todos tinham algumas ressalvas quanto ao seu comportamento. Era brincalhão demais, e acabava chateando as pessoas às vezes. Para ser mais correto, muitas vezes.

– Ainda bem que ele não veio! O Marcelo é uma mala!!!
– Não fala isso, porra..O cara é meu melhor amigo!


Ricardo era o único que defendia Marcelo incondicionalmente. Era seu amigo desde de pequeno, e mesmo sendo praticamente irmão, era o principal alvo das brincadeiras nem sempre de bom gosto do Marcelo.

–Eu não ligo...Ele é meu irmão!

Então, no dia em que Marcelo não foi a pelada, o único que ficou realmente preocupado com sua ausência foi Ricardo. Ele havia falado com ele na noite anterior e Marcelo tinha dito que já estava confirmado no jogo. Achou muito estranha a falta do amigo. Enquanto os outros participantes do futebol estavam xingando Marcelo por deixar o time incompleto, Ricardo se perguntava porque diabos ele não teria vindo. Será que aconteceu algo?

Por sorte, havia um desconhecido no campo, que por coincidência, estava com chuteiras, pronto para jogar. Foi chamado para entrar no lugar do Marcelo. Ricardo foi se apresentar ao estranho.

– Prazer, Ricardo...Qual o seu nome?
– Marcelo.
– Que coincidência! O jogador que faltou também é Marcelo...
– Eu não acredito em coincidências...
– Pois devia! Até o fato de você estar aqui, pronto pra jogar, é uma coincidência...
– Talvez não seja...
– Por que diz isso?


Antes que o diálogo fosse adiante, o jogo começou. Ricardo ficou intrigado com a conversa.Será que o Marcelo novo foi chamado pelo próprio Marcelo antigo, para jogar naquele dia? Ele tiraria essas dúvidas quando acabasse o jogo.

Mas ele não conseguiu. O novo Marcelo saiu no meio da partida. Tomou seu banho e ia indo embora. Ricardo gritou para ele, de dentro do campo.

– Ei, Marcelo!!! Espera aí! Quero falar com você depois do jogo...
– Agora eu não posso! Amanhã a gente se fala!
– Como vamos nos falar? Nem tenho seu telefone!
– Não se preocupe. A gente se fala amanhã...


A partida continuou e Ricardo teve que jogar. Achou ainda mais estranho o sujeito. Como iriam se falar se não tinham como entrar em contato? E como ele podia ter certeza que se falariam, apesar disso? Ao fim do jogo, ouviu os comentários sobre o novo Marcelo.

– Sei que você vai ficar puto, Ricardo... Mas ainda bem que apareceu esse Marcelo ao invés do outro...ele joga melhor e não é tão chato quanto o outro...
– Porra...parece que você odeia o Marcelo!
– Eu gosto do Marcelo. Esporadicamente.
– Tá bom, tá bom...
– Estranho ele estar aqui, justo hoje, prontinho pra jogar, não é, Ricardo?
– Pois é... também achei.
– E fez igual ao outro...saiu antes do fim da partida... Coincidência, né?
– É mesmo....


Ele não tinha percebido mais essa coincidência. Isso estava ficando mais estranho a cada momento.

No dia seguinte, Ricardo saiu do seu trabalho na hora do almoço e foi até o trabalho do Marcelo. Almoçava com o amigo umas três vezes por semana, e sempre ia até o escritório do amigo. Ao chegar lá, quem ele encontra, saindo da sala para onde ia?

– Marcelo???
– Olá, Ricardo...
– O que você faz aqui?
– Eu trabalho aqui...
– Mesmo? Nunca tinha te visto antes...Então você conhece o outro Marcelo?
– De certa forma...Veio almoçar com ele?
– Isso...Vim saber porque ele não foi ao jogo ontem...
– Hmmm...sei. Olha, acho que ele não está lá...
– Sério? Ele não veio trabalhar?
– Não...
– Mas ele justificou a falta? Está doente?
– Não...não é isso. Por que você não vai até o escritório? Lá te explicarão melhor toda a história....
– Que história???
– Olha, Ricardo...Eu tenho que ir...Marquei de almoçar com a minha namorada.
– Bom...tudo bem...Depois a gente se vê...
– Com certeza.


Entrou na sala e encontrou Suzana, a recepcionista do escritório dos dois Marcelos.

– Olá, Suzana... O Marcelo não veio?
– Veio...Mas acabou de sair. Não encontrou com ele aí na porta?
– Ahn...De que Marcelo você está falando? Encontrei o outro Marcelo, não o meu amigo...
– Ah...sei. Bom...Seu amigo não trabalha mais aqui...
– Como?
– É uma história complicada...Você quer falar com dr. Frederico?
– Por que eu quereria falar com ele? Que história é complicada? Marcelo foi demitido quando? Ontem nós almoçamos juntos, você sabe disso....
– Deixe isso comigo, Suzana...


Era o próprio dr. Frederico. Cumprimentou Ricardo e o convidou até sua sala. Ofereceu-lhe uma cadeira e uma bebida.

– Dr. Frederico...confesso que não estou entendendo nada. O sr. despediu o Marcelo?
– Mais ou menos, meu caro...Sei que você é o melhor amigo dele, não?
– Sou...E estou preocupado com o Marcelo. Ele não foi ao nosso futebol ontem a noite e não apareceu hoje...Não sei onde ele pode estar. E como assim o despediu “mais ou menos”?
– Ahn...é uma história complicada....Pensei que você, como melhor amigo dele, fosse ser avisado também...
– De novo essa de “história complicada”...O que está acontecendo afinal? Eu deveria ser avisado do que?
– O Marcelo...bem, seu amigo Marcelo foi...digamos, substituído...
– Como assim? O sr. o demitiu e colocou outro cara no seu lugar...é isso?
– Não só isso, Ricardo. Veja bem, o Marcelo, seu amigo, foi substituído em todos os âmbitos.
– Como assim, “todos os âmbitos”?
– Vou explicar o que houve. Segunda-feira, chegou pelo correio uma carta, sem endereço, explicando que Marcelo seria substituído. Confesso que não entendi nada, a princípio. O documento explicava que Marcelo não havia sido competente como ser humano. Então, ele seria trocado por outro, que executaria todas as mesmas funções que o antigo Marcelo executava. A carta também dizia que todas as pessoas que seriam afetadas pela substituição receberiam uma cópia da mesma e que a substituição somente seria realizada se todos que recebessem a carta concordassem com a troca. Tínhamos, todos os que receberam o envelope, que refletir e, sinceramente, pensar se valeria a pena ou não substituir o velho Marcelo por outro. “Eles”, que até agora não sei quem são, nos ligariam no meio-dia da segunda para saber a resposta.
– Você está de sacanagem comigo, não é?
– Eu pensei a mesma coisa, que tudo não passasse de uma brincadeira, do próprio Marcelo, até. Entrei no jogo e, quando ligaram, meio-dia em ponto, eu disse que queria a substituição. Parece que todos os que receberam a carta também quiseram brincar, porque na terça-feira, apareceu esse outro Marcelo.
– E você não fez nada?!?! Aparece um estranho no seu escritório, um funcionário falta e você deixa???
– O Marcelo era um brincalhão, mas tinha um processo muito importante para resolver ontem. Se ele queria levar a brincadeira a sério, e isso me causasse prejuízo, ele seria sumariamente demitido. O que aliás, eu acabaria fazendo um dia ou outro. Ele não era dos mais eficientes por aqui. Só que o novo Marcelo estava por dentro do processo. Mais até que o velho. E fez um ótimo trabalho. Melhor do que faria seu amigo.
– Isso não pode ser sério....Isso é outra brincadeira do Marcelo...só pode...
– Se é, azar o dele. Todos que receberam as cartas gostaram mais do novo Marcelo...
– O que??? Que todos são esses?
– Segundo dizia a carta, parentes e amigos próximos...
– E todos concordaram e não reclamaram disso? Pai, mãe, namorada? Todos?
– Não falei com todos...Mas a namorada do Marcelo antigo acabou de marcar um almoço com o novo...
– O que?!?!?! A Mariza entrou nessa palhaçada também?
– É o que parece...


Ricardo saiu correndo do escritório e foi até o restaurante em que ele e Marcelo costumavam almoçar. E, para seu total espanto, viu o novo Marcelo aos beijos com a Mariza, sua amiga e namorada do antigo Marcelo.

– Mariza!!!! Que isso?!?! Você ficou louca?!?!?
– Olá Ricardo...Vejo que você falou com o dr. Frederico...
– Você, cale a boca, Marcelo...Mariza?!?!?! E o Marcelo?!?! Como você aceita uma brincadeira nonsense dessas!?!?
– Ricardo...Pra mim, você sabia da substituição. Até os pais do Marcelo aceitaram! Por que eu não iria?
– O que?!?!? OS PAIS dele?!?!?! Isso não está tendo mais a menor graça...Cadê o Marcelo?
– Estou aqui...
– Já falei pra você calar a boca! Pelo que eu saiba, você pode nem se chamar Marcelo e está aí, interpretando esse papel ridículo!


Nisso, o novo Marcelo tira a carteira do terno – aliás, igual a um terno do antigo Marcelo – e mostra os documentos ao Ricardo.

– Olhe...

Eram, indiscutivelmente, documentos reais. E eles tinham o nome do antigo Marcelo. Só que a foto era a do novo Marcelo. Ricardo sentou-se para examinar os documentos, tentando imaginar a razão para o Marcelo ter esse trabalho todo só para sacaneá-lo.

– Tá bom, tá bom...Mariza, me diz uma coisa. Vamos, hipoteticamente, dizer que isso é sério. Como você pode aceitar isso? Você namorava o Marcelo há anos!!! Como pode trocá-lo assim?
– Sei que você ama o Marcelo, Ricardo. É talvez por isso que você não consiga ver como ele era chato! E inconveniente. E sem educação. Poderia ficar a tarde inteira aqui, adicionando “Es” sobre o Marcelo.
– Mas você não o ama?
– Gostava dele...Mas fazia tempo que estávamos apenas por preguiça de terminar.
– Eu não acredito nisso....
– E tem mais....O novo Marcelo é BEM mais bonito...e melhor de cama....


Essa foi demais para Ricardo. Ele saiu do restaurante, bufando, procurando entender essa história toda. O emprego, a namorada, os PAIS do Marcelo! Até os pais dele?!?! Não podia ser. Ricardo ouve uns passos próximos e vê que o novo Marcelo o seguiu.

– Ricardo, não fique assim. Eu não tenho culpa. Só apareci no meio da história. Todas as minhas memórias são as do seu grande amigo. E sei o quanto você gosta de mim...
– Eu não gosto de você. Eu gosto do outro Marcelo. Ele é meu amigo. Você eu nem conheço.
– É aí que está. Você me conhece. E eu conheço você.
– Não. Quero meu amigo de volta. Por que todos receberam a carta e eu não? Não sou importante o bastante na vida do Marcelo?
–Isso eu não sei Ricardo. Mas o que você tem que entender é que eu sou, modéstia à parte, uma versão melhorada do seu amigo Marcelo. Nós podemos ser amigos, como você era do Marcelo antigo...
– Nunca! E onde foi parar o antigo Marcelo?
– Confesso que não sei, Ricardo. Mas você precisa entender...Nós somos amigos. Sou mais amigo seu até do que o antigo Marcelo.
– Ah!!! Mas não é mesmo....
– Compreendo você. É difícil mesmo assimilar tudo isso, assim, tão rápido. Mas...posso ser sincero com você? O antigo Marcelo não dava o valor que sua amizade merece.
– Cala a boca!!! O que você pode saber sobre isso? Você não é ele!!!
– Aí é que está, Ricardo. Eu SOU ele. E sei que ele só sabia te sacanear e fazer pouco de você. Você nem sabe, mas ele vivia falando mal de você pelas costas...
– MENTIRA!
–Reflita, Ricardo...Marcelo era MESMO seu amigo?


Nessa hora Ricardo perdeu a cabeça e acertou um murro na cara do novo Marcelo. Ele caiu no chão, limpando o sangue do nariz.

– Você ainda vai entender, Ricardo...
– Não tenho nada para entender...E nem tenho que aceitar isso


Depois da briga, Ricardo foi para casa. Tinha que entender essa história maluca. Onde estava o real Marcelo? Teria sido morto? Deveria ir à polícia?
No fundo, o que mais o preocupava não era isso. Era o fato de todos os que, supostamente, amavam o Marcelo antigo haviam, não só aceitado a troca como tinham ficado muito satisfeitos com a substituição. E ele também não entendia porque não havia recebido a carta. Talvez fosse porque seria o único a ir contra essa loucura. Mas pensando bem, por que? O que o novo Marcelo disse o magoara exatamente por ser verdade. E era muito difícil ter que admitir isso. E sabia que era o capacho do velho Marcelo. Pior, sempre se deixara ser o capacho. Por ser um cara fraco, um cara que conquistava a amizade pela subserviência. Se o velho Marcelo falhou como ser humano, ele, Ricardo, também era um fiasco na mesma atividade. Merecia um substituto tanto quanto o Marcelo.

Chegou em casa, falou com seus pais e se deitou. Precisava descansar um pouco. À noite, na mesa do jantar, vê que os pais conversam algo em cochichos, para ele não ouvir o que é. Quando ele olha para o aparador da sala, repara que há um envelope em cima dele. Quando seus pais levam a louça para a cozinha, ele vai conferir o envelope.

A carta era endereçado aos seus pais. E não tinha remetente.

Sem comentários: